Brazzaville

Bar de l'hôtel Olympique Palace

Bar de l'hôtel Olympique Palace

Brazavile ou por vezes Brazzaville, é a capital e maior cidade da República do Congo. A cidade é também um departamento. Até 1980 Brazavile fazia parte da região (departamento) de Pool.

Está localizada no sudeste do país, na margem norte do Rio Congo. Foi fundada em 1880 pelo explorador franco-italiano Pierre Savorgnan de Brazza. A população da cidade nos dias de hoje é de cerca de 1,025 milhão de habitantes. Faz divisa apenas com a região de Pool, sendo conurbada com Quinxassa, formando uma região metropolitana de aproximadamente 9 milhões de habitantes.

História

A cidade foi fundada em 1880 no lugar onde anteriormente se situava uma aldeia chamada Ntamo, e seu fundador foi o conde italiano Pierre Savorgnan de Brazza, que trabalhava nas expedições de exploração ao serviço da França. A cidade tomou seu nome, e sua fundação se considerou o início da colônia do Congo Francês. Rapidamente Brazavile passou a ser a capital da colônia da África Equatorial Francesa.

A cidade se converteu na capital do país após a indepêndencia deste em 1960.

Os primeiros Jogos Pan-Africanos se realizaram em Brazavile, em 1965.

Nos anos 1990 a cidade sofreu importantes êxodos de população com motivo das guerras civis que ensanguentaram o país. Em 1997, as forças do então Presidente Pascal Lissouba, rodearam as forças rebeldes de Denis Sassou-Nguesso em Brazavile. Depois de quatro meses de duros combates, se proclamou um alvo à fogo em dezembro, mas a cidade havia sido destruída parcialmente. O fechamento da ferrovia Brazavile-Pointe-Noire devido a guerra, cortou uma artéria vital de Brazavile, o que incrementou o número de habitantes que escaparam da cidade.

Geografia

A fim de distinguir os dois países africanos que possuem a denominação "Congo" em seus nomes, a República do Congo é, às vezes, denominada Congo-Brazavile, em oposição ao Congo-Quinxassa (atual República Democrática do Congo, e conhecido entre 1971 e 1997 como Zaire, cuja capital é Quinxassa). Esta, por sua vez, situa-se na margem sul do Rio Congo, em frente à Brazavile. Este é o único lugar no mundo onde duas capitais nacionais estão situadas em margens opostas de um rio, à vista uma das outras.

A cidade fica 506 km (314 mi) por via fluvial do oceano Atlântico e ao sul do Linha do Equador, e constitui-se de um município autônomo, separado das outras regiões da República do Congo. A cidade é relativamente plana, sendo rodeada por uma grande savana, e situa-se a uma altitude de 317 metros (1.040 pés) acima do nível do mar.

Distritos

  • Bacongo
  • Makélékélé
  • Mfilou
  • Moungali
  • Ouenzé
  • Poto-Poto
  • Talangaï

Transportes

A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Maya-Maya, o mais importante do país, também conta com portos que fazem transporte regular pelo Rio Congo.

Edifícios e instituições

Entre os edifícios mais destacados da cidade se encontra a Basílica de Santa Ana construída em 1949 por Roger Erell. Outros edifícios importantes são a Torre Nabemba e o Palácio do Congresso da cidade. Também são destacáveis o Mausoléu de Marien Nguouabi, o Zoológico de Brazavile e a Escola de pintura de Poto-Poto.

Em 2005 iniciou-se a construção de uma grande mesquita, já que 2% da população da República do Congo é muçulmana.

Cidades-irmãs

  • Dacar, Senegal
  • Dresda, Alemanha
  • Quinxassa, República Democrática do Congo
  • Reims, França
  • Washington, Estados Unidos
Texto obtido de Wikipedia - Brazavile sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

À procura de lugares relacionados com Brazzaville?

  • Mostrar mapa
  • Quinta-feira
    32°C23°C
    12km/h
    Sexta-feira
    29°C23°C
    10km/h
    Sábado
    35°C23°C
    10km/h
    Domingo
    36°C24°C
    8km/h
    Tempo Brazzaville