Quintana Roo

IMG_20150510_171423

IMG_20150510_171423

border="0" cellpadding="2" cellspacing="0"

Estado de Quintana Roo

Escudo do Estado de Quintana Roo
Outros Estados mexicanosCapital ChetumalOutras cidades primárias Cancún, CozumelMunicípios 10Gentílico Quintanarroense
(em espanhol)Área
Posição50,212 km²
19° População(censo de 2010)
Posição1.325,578
26°Densidade(censo de 2010)
Posição30 Hab km²
25°IDH(censo de 2010)
Posição0.7488
Fuso Horário UTC-5Altitude 230 msnmLatitude 21º35' - 17º49'Longitude 86º42' - 89º25'ISO 3166-2
Abreviação postal MX-ROO
Q.R.

|}

Quintana Roo é um dos 31 Estados do México, localizado no extremo sudeste do país, no nordeste da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Iucatã, norte a sul do Golfo do México e o Río Hondo definem sua fronteira com Belize e algumas pedras colocadas sobre a serra (Los Mojoneras) demarcam sua fronteira com a Guatemala. Sua principal fonte de renda é o turismo. As praias do leste do país são banhadas pelas águas do Mar do Caribe, razão pela qual esse estado é conhecido mundialmente como "Caribe mexicano". Suas localidades mais populosas são Cancún, Chetumal, Playa del Carmen, Escárcega e Cozumel, também a famosa Isla Mujeres.

O Estado juntamente com a Baja California Sur são as entidade federativas mais jovem do país, e desde 1997 mantém uma disputa de fronteira com os estados de Yucatán, Campeche, e fronteira com a Guatemala por uma área de aproximadamente de 10.200 km ².

A população estadual está se expandindo a um ritmo acelerado devido à construção de hotéis e a procura de trabalhadores. Muitos migrantes vêm dos estados de Yucatán, Campeche, Tabasco e Veracruz. O estado é frequentemente atingido por furacões devido à sua localização, o mais recente e grave sendo o furacão Dean em 2007, com ventos sustentados de 280 km/h e com rajadas até 320 km/h.

Origem do nome

O nome do estado é uma homenagem a Andrés Quintana Roo (1787–1851), político, escritor, poeta e jornalista, nascido em Mérida e faleceu na Cidade do México. Foi deputado insurgente e um dos firmadores da Ata de Independência do México. Foi casado com Leona Vicario, umas das mulheres que se destacaram durante a Guerra da Independência do México .

Brasão

Segundo o artígo 6º da Lei sobre as características e uso de escudo do Estado de Quintana Roo:

As cores do escudo, representam os pontos cardeais para a cultura maia: o vermelho representava o leste; o amarelo representava o sul; o branco o norte; e o preto o oeste. Além disso, a cor verde era considerada sagrada para os maias.

História

Período pré-hispânico

A partir do sul do Império Itzá entre 415-435 a.C os maias, fundaram o que é agora é Bacalar, com o nome de Sian Ka'an Bakhalal que significa porta do céu e lugar de juncos. Eles permaneceram lá cerca de 60 anos, fazendo inúmeras viagens e praticando agricultura itinerante, no ano de 495 saíram de Bacalar. Posteriormente fundam Tulum e Ichpatún (perto de Chetumal), onde existem características semelhantes.

Se diz que Kukulkan fundou a Liga de Mayapán incluindo: Uxmal, Chichén Itzá, Mayapán, Itzamal, Tulum, etc. Esta espécie de confederação dura entre 1185-987 a.C. A partir daí, se dá uma série de lutas internas até cerca de 1.461, em Quintana Roo se encontravam parte de: Chahuác, Tazes e Cupules que integrava Ekab, estão na região norte. No centro e sul estavam parte de Cochuah, de Chetumal e Chactemal, até os limites de Petén Itzá. Estas condições políticas e administrativas bastante difíceis, os espanhóis descobriram e mais tarde conquistam a região.

Outros importantes sítios arqueológicos maias de Quiantana Roo entre os que se destacam: Chacchobén, Chakanbakán, Chamax, Cobá, Dzibanché, Ichpaatán, Kohunlich, Muyil, Oxtankah, Tankah, Tupak, Xel-Há e Xcaret.

Período colonial

O início da mestiçagem na América foi ao longo da costa de Quintana Roo, quando um náufrago espanhol chamado Gonzalo Guerrero, foi resgatado por índios maias e mais tarde casou com a princesa de nome Zazil, filha do chefe de Chactemal.

Durante o tempo da Conquista Espanhola, os principais grupos indígenas se mudaram para locais inacessíveis na área de selva, mantendo a sua independência, por isso a conquista armada dos Maias nunca foi consolidada. O domínio parcial foi conseguido através da religião, que se fundiu com práticas indígenas ritos católicos, resultando em um sincretismo religioso que ainda sobrevive.

O primeiro assentamento espanhol na área dos maias foi fundada por Francisco de Montejo em Xel-Há e, juntamente com a cidade de San Felipe Bacalar, foram os grandes centros urbanos durante o período colonial. A conquista não foi fácil devido às condições naturais e da resistência violenta por parte dos maias.

Até que em 1545 Bakhalal cai nas mãos dos espanhóis, e fundaram a Villa de Salamanca de Bacalar. Para 1639, os nativos da província estavam em rebelião aberta, Chetumal e Bacalar só permaneceram sob domínio dos espanhóis, mas com os ataques de piratas, essa população tornou-se virtualmente desaparecida. Até o século XVIII a região é reconstruída totalmente e é fortificada para defender as pessoas de vários ataques, especialmente contra os piratas e os cortadores de Campeche.

Tepich e Tihosuco foram o berço do movimento social que começou em 1847, e é conhecida como a Guerra das Castas de Yucatán, liderada por Jacinto Pat e Chi Cecilio e por cinco décadas foi subtraído do domínio da República Mexicana.

Yucatán se encontrava bastante fraca, tinha perdido Campeche em 1857, mas teve algum crescimento econômico devido a outras atividades, e até 1895 ocorreram algumas ações militares na região para tentar estabelecer uma ocupação militar que contivesse esta guerra.

Em 1893, o México assinou o tratado com limites definidos com a Grã-Bretanha, assim Quintana Roo surgiu como uma região estratégica para então presidente Porfírio Díaz.

Com este tratado começou o processo de controle da fronteira ao longo do Río Hondo, onde os maias foram abastecidos com armas e permitiram a saída de grandes quantidades de cedro e mogno.

Esse controle não foi alcançado até 1898, comandada pelo Capitão Othon Blanco Pompeu, que em 5 de maio daquele ano, fundou a cidade de Payo Obispo, hoje Chetumal a capital do estado. Para 19 de dezembro foi declarado oficialmente a campanha contra os maias.

Depois de várias tentativas, em 1901 alcançaram Chan Santa Cruz. No entanto, o presidente Díaz envia para a Câmara dos Deputados o projeto de lei para a criação do território de Quintana Roo, o que para Yucatán, significava perder uma área de mais de 50 mil quilômetros quadrados.

Apesar dos protestos de vários setores, e da população de Yucatán, em 24 de novembro de 1902 Quintana Roo foi erguido território federal por decreto presidencial.

Na edição de fevereiro de 1904 da Lei de Organização Política e Municipal do Território de Quintana Roo, se estabeleceram limites dos poderes dos chefes político, os prefeitos e comissários e câmaras municipais e tribunais.

Desde 1905 Quintana Roo foi explorado em várias concessões concedidas por Porfírio Díaz, em goma, madeira e pesca, e tinha uma franquia para as importações que não estimulam a produção local. Embora oficialmente os índios haviam sido submetidos, eles continuaram uma espécie de guerra de guerrilha que fazia parte do processo da Revolução Mexicana.

Em um decreto publicado em dezembro de 1913, o então presidente Venustiano Carranza decreta Quintana Roo novamente como parte de Yucatán.

Para 1915 o enviado Geral Garcilaso, conheceu uma série de dificuldades, então Carranza cancelado as 10 concessões, enquanto a entrada de bens já tinha sido revogada em junho de 1912.

Em maio de 1918 o general Francisco I. Madero, que comandou a central maia (que foram os rebeldes) se reuniram com o então governador, um ano mais tarde ele se encontrou com Carranza que permitiu Madero como genuíno constitucionalista general do Exército.

Por muito tiempo Quintana Roo foi considerado lugar de castigo político, inclusive por ordem do presidente Pascual Ortiz Rubio, em 1931, foi dividido entre Yucatán e Campeche. Até que em 1935, na sequência de um pedido que ele fez, seus membros de campanha do Comitê de Planejamento, o general Lázaro Cárdenas novamente proclama como território nacional.

Em 1955 houve um furacão chamado Janet que destruiu quase totalmente para a capital do estado, obrigando a sua reconstrução, foi feita através dos esforços de todos os seus habitantes e permitiu dotar a cidade com uma modernização.

O Sr. Javier Rojo Gomez foi nomeado governador em 1967, onde trabalhou com particular entusiasmo, apoiando o desenvolvimento da região e ações para a conversão para estado.

Em 8 de outubro de 1974 o governo federal decretou a criação do Estado livre e soberano de Quintana Roo, em 10 de novembro o Primeiro Congresso Constitucional decide, em janeiro de 1975 promulgou a Constituição do Estado é composto por sete municípios: Othón P. Blanco, Felipe Carillo Puerto, José María Morelos, Cozumel, Isla Mujeres, Lázaro Cárdenas e Benito Juárez.

Em 2 de março do mesmo ano, convoca eleições para Governador e do 5 de abril Jesus Martinez Mr. Ross foi empossado para assumir o cargo.

Geografia

Geologia

Quintana Roo tem uma região formada grandes planícies, e pequenas encostas e elevações para o leste. O solo predominantemente calcário e permeável, permitindo a infiltração da água de chuva para as camadas internas de sistemas aquíferos subterrâneos, formando assim os depósitos acima referidos, córregos subterrâneos que fornecem água para as cidades menores por meio de poços. Os cenotes são corpos d'água que afloram à superfície da crosta terrestre, sua origem reside na erosão hídrica das cavernas, fazendo cair e entrar em colapso causando estes afloramentos de água. Como dissemos Quintana Roo é uma planície composta por rochas marinhas do Mioceno e Pleistoceno, exceto para as rochas das montanhas cor vermelho brilhante.

O tipo de solo é tsek' encontrado nas encostas drenados e áreas elevadas, onde a água favorece a presença de nutrientes em sua composição. O solo k'ankab se …

Texto obtido de Wikipedia - Quintana Roo sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

À procura de lugares relacionados com Quintana Roo?

  • Mostrar mapa
  • Sexta-feira
    30°C24°C
    17km/h
    Sábado
    30°C25°C
    19km/h
    Domingo
    30°C25°C
    21km/h
    Segunda-feira
    31°C24°C
    17km/h
    Tempo Quintana Roo