ÅlandÅland

Mariehamn / Maarianhamina

Mariehamn / Maarianhamina

As Ilhas Åland ( pronúncia; ), Aland (por adaptação tipográfica) ou Alanda são um arquipélago situado na entrada do Golfo de Bótnia, no Mar Báltico. É uma região autônoma e desmilitarizada pertencente à Finlândia desde 1920 por decisão da Sociedade das Nações, e sua única língua oficial é o sueco. É a menor região da Finlândia, constituindo 0,51% de sua área terrestre e 0,54% de sua população. A capital das Ilhas Åland é Mariehamn.

Åland compreende a Ilha Fasta Åland, na qual reside 90% da população e mais 6.500 ilhas e ilhotas a leste. Das milhares de ilhas que compõem o arquipélago, 60 são habitadas. Fasta Åland está separada da costa de Roslagen, na Suécia, por 38 quilômetros de águas abertas a oeste. No leste, o arquipélago das Ilhas Åland é contíguo com o Mar do Arquipélago. A única fronteira terrestre de Åland está localizada na pequena ilha desabitada de Märket, que compartilha com a Suécia. De Mariehamn, são cerca de 160 quilômetros de distância até Turku, uma cidade costeira no sudoeste da Finlândia, e cerca de 130 quilômetros de Estocolmo, capital da Suécia.

O status autônomo de Åland significa que os poderes provinciais normalmente exercidos por representantes do governo finlandês central são em grande parte exercidos por seu próprio governo. A atual posição desmilitarizada e neutra de Åland remonta aos dias do Tratado de Paris de 1856, após a Guerra de Åland, durante a Guerra da Crimeia, na década de 1850.

Etimologia

A teoria mais generalizada diz que o nome geográfico "Åland" deriva das palavras nórdicas "ahva" (água) e "land" (terra), significando "terra da água". Por sua vez, a palavra nórdica "ahva" derivaria do latim "aqua" (água).

As formas mais usadas para designar estas ilhas em português parecem ser Åland e Aland.

História

A história de Åland está intimamente ligada à da Suécia e às suas disputas na região com a Rússia e a Finlândia. A população residente no arquipélago sempre falou sueco e manteve tradições próximas das da Suécia, gozando de períodos de maior ou menor independência.

O arquipéladgo das Ilhas Åland fez parte do Reino da Suécia até serem cedidas ao Império Russo nos termos do Tratado de Hamina que encerrou a Guerra Finlandesa. Como resultado, eles se tornaram parte do semiautônomo Grão-Ducado da Finlândia (1809-1917). Durante as negociações, a Suécia não conseguiu garantir que as ilhas não fossem fortificadas. A questão era importante não apenas para a Suécia, mas também para o Reino Unido, que, como resultado do tratado, ficou preocupado com a possibilidade de uma presença militar russa nas ilhas ameaçar os interesses comerciais da Grã-Bretanha em seu comércio de passagem pelo Báltico.

Em 1832, a Rússia começou a fortificar as ilhas, com a grande fortaleza de Bomarsund. Em 1854, como parte da campanha no Báltico durante a Guerra da Crimeia contra a Rússia, uma força combinada de navios de guerra e fuzileiros navais britânicos e franceses capturou e destruiu a fortaleza durante a Guerra de Åland. O Tratado de Paris de 1856 desmilitarizou todo o arquipélago de Åland.

Quando o Império Russo começou a desmembrar-se em 1917, representantes das diferentes povoações das ilhas juntaram-se numa reunião secreta na escola secundária pública de Åland, tendo sido decidida a tentativa de reunificação com a Suécia. Uma delegação apresentou esta proposta à Suécia, levando uma petição com o apoio esmagador da população adulta do arquipélago.

Em dezembro do mesmo ano, a Finlândia declarou a sua independência mas não abdicou da soberania de Åland. Em vez disso, apresentou uma proposta de autogoverno, aprovada pelo parlamento finlandês, mas rejeitada pelos representantes de Åland.

Este impasse foi levado à apreciação da recém-formada Liga das Nações. Em Junho de 1921, o Conselho da Liga das Nações apresentou uma proposta para tentar satisafazer Åland, a Finlândia e a Suécia. Foi garantida à Finlândia a soberania sobre Åland sob a condição da preservação da cultura, língua, usos e costumes e auto-governação locais. Foi também decidido que Åland seria uma zona desmilitarizada e neutra, de modo a evitar que as ilhas fossem alguma vez uma ameaça bélica para a Suécia. A proposta aprovada ficou conhecida então como o "Estatuto de Autonomia da Åland" (Swedish: Självstyrelselag för Åland), que foi subsequentemente revisto em duas ocasiões (1951 e 1993).

As primeiras eleições para a formação de um parlamento ocorreram em 1922, tendo a primeira sessão parlamentar ocorrido a 9 de Junho do mesmo ano. A autonomia de Åland é desde então celebrada neste dia.

A atual bandeira de Åland foi aprovada em 1954. A região tem uma representação independente no Conselho Nórdico (Nordiska rådet, um conselho constituído por todas as nações nórdicas) desde 1970.

Åland tem selos de correios próprios desde 1984.

Com a adesão da Finlândia à UE, Aland decidiu aderir também, após um referendo à população que terminou com 73,6% de votos a favor da adesão e 24,6% contra. No entanto, Åland permanece fora da zona de taxação da UE.

Subdivisões

  • Brändö
  • Eckerö
  • Finström
  • Föglö
  • Geta
  • Hammarland
  • Jomala
  • Kumlinge
  • Kökar
  • Lemland
  • Lumparland
  • Mariehamn
  • Saltvik
  • Sottunga
  • Sund
  • Vårdö

Geografia

Åland é um arquipélago constituído por ilhas (consideradas como tendo mais de 0,25 hectares de área), das quais cerca de sessenta se encontram ocupadas. A maior e mais povoada é Fasta Åland. O ponto mais elevado encontra-se em Orrdalsklint, a 129 metros acima do nível médio das águas do mar.

As ilhas ocupam quilômetros quadrados de área, num total de quilômetros quadrados de território. 58% da área terrestre encontra-se ocupada por floresta, com 9% do solo dedicado à agricultura e 4% a pastagens (dados de 2005).

Ligações externas

Texto obtido de Wikipedia - Ilhas Åland sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

À procura de lugares relacionados com Åland?

  • Mostrar mapa
  • Quarta-feira
    4°C1°C
    26km/h
    Quinta-feira
    5°C2°C
    18km/h
    Sexta-feira
    4°C2°C
    15km/h
    Sábado
    5°C2°C
    16km/h
    Tempo Åland