Chongqing Shi

B-5426 | Air China | Boeing 737-89L(WL) | CKG

B-5426 | Air China | Boeing 737-89L(WL) | CKG

Xunquim (chinês tradicional:重慶 ; chinês simplificado: ; pinyin: Chóngqìng; Wade-Giles: Ch'ung-ch'ing) é uma cidade no sudoeste da China. Administrativamente, é um dos quatro municípios sob administração direta do governo central da República Popular da China (os outros três são Pequim, Xangai e Tianjin) e o único município localizado longe da costa. É a cidade mais populosa do mundo.

Xunquim era um município durante a administração da República da China (ROC), servindo como sua capital de guerra durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945); durante esse período, Xunquim foi listado como um dos quatro centros de comando antifascista do mundo, junto com Washington, DC, Londres e Moscou. O município atual foi recriado em 14 de março de 1997 para ajudar a desenvolver as partes central e ocidental da China. O município administrativo de Xunquim tem uma população de mais de 30 milhões de habitantes, distribuídos por uma área do tamanho da Áustria.

A cidade de Xunquim, composta por 9 distritos urbanos e suburbanos, tem uma população de 8.518.000 habitantes em 2016. De acordo com o censo de 2010, Xunquim é o mais populoso município chinês e também o maior município diretamente controlado na China, contendo 26 distritos, oito municípios e quatro distritos autônomos.

A abreviação oficial da cidade, "" (), foi aprovada pelo Conselho de Estado em 18 de abril de 1997. Esta abreviação é derivada do nome antigo de uma parte do rio Jialing que atravessa Xunquim e alimenta o rio Yangtze. Xunquim tem uma história e cultura significativas e, sendo uma das cidades centrais nacionais da China, serve como centro econômico da bacia do Yangtze. É um importante centro de fabricação e de transportes; um relatório de julho de 2012 da The Economist a descreveu como uma das "13 megalópoles emergentes da China".

História

A cidade de Xunquim foi a capital do Reino Ba, antigo povo que desapareceu há cerca de 2500 anos. Por estar longe da Rota da Seda, a cidade perdeu sua importância até o século XIX quando as potências estrangeiras com interesses na China solicitaram que a cidade fosse aberta aos estrangeiros.

Século XX

Em 1901, criou-se uma colônia japonesa na cidade. Em 1938, Xunquim se transformou na capital provisória da China Nacionalista durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, depois da queda de Nanquim. Xunquim foi gravemente bombardeada pelas tropas japonesas durante esse período, mas resistiu devido, em parte, a bravura do povo, e em parte ao terreno montanhoso que a rodeava. Devido a ter virado a capital, muitas fábricas e universidades do leste da China foram movidas para a cidade, além de parte da população em retirada se situar na nova capital, isso fez, em poucos anos, a população passar de 200 mil habitantes para mais de um milhão. O governo de Chiang Kai-shek fugiu de Xunquim em 1949 após a derrota na Guerra Civil Chinesa.

Geografia

Xunquim está situada numa península sobre o rio Yang-tsé, no centro do país, cercada por altas montanhas. Limita-se com as províncias de Hubei, Honã, Guizhou, Xianxim e Sujuão. A cidade está localizada numa região com muitas colinas. Por isso, é de umas cidades chinesas com menor número de bicicletas por habitante.

Subdivisões

Divisões administrativas de Xunquim

Texto obtido de Wikipedia - Xunquim sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

À procura de lugares relacionados com Chongqing Shi?

  • Mostrar mapa
  • Terça-feira
    25°C17°C
    8km/h
    Quarta-feira
    19°C16°C
    8km/h
    Quinta-feira
    22°C17°C
    8km/h
    Sexta-feira
    27°C17°C
    11km/h
    Tempo Chongqing Shi