Crete

Creta () é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Administrativamente é uma região, com capital em Heraclião, que é também a maior cidade da ilha. Tem e em 2017 tinha habitantes.

A ilha constitui uma parte significativa da economia e do património cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do e meados do , que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Etimologia

A primeira referência escrita à ilha, em textos da cidade síria de Mari datados do , é Captara, uma forma repetida por fontes neoassírias posteriores e na Bíblia, onde aparece como Caphtor. No Antigo Egito foi conhecida como Keftiu. Pensa-se que o nome minoico fosse semelhante simultaneamente aos nomes sírio e egípcio.

Em micénico aparece a forma ke-re-si-jo ("cretense") em textos escritos em , com as palavras ke-re-te (*Krētes; em grego posterior: , plural de ) e ke-re-si-jo (*Krēsijos; em grego posterior: ), "cretense". Em grego antigo o nome Creta aparece pela primeira vez na Odisseia de Homero. A sua etimologia é desconhecida. Uma proposta especulativa sugere que o nome deriva da palavra luvita hipotética *kursatta (cf. kursawar, ["ilha"], kursattar ["cortar" ou "lascar"]). Em latim tornou-se Creta.

O nome original de Creta era , mas depois do estabelecimento pelo Emirado de Creta no da sua nova capital em tanto a cidade como a ilha passaram a ser chamados Khandhax/Chandáx ou Khandhakas/Candacas , que deu origem ao nome latino e veneziano Candia, do qual derivaram o Cândia, o Candie e o Candy ou Candia. Durante o domínio otomano, a ilha chamou-se Girit .

Geografia física

Com de área, Creta é a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mediterrâneo. Situa-se na parte mais meridional do Egeu, separando este mar do mar da Líbia.

Morfologia

A ilha tem uma forma alongada, com 260 km na direção leste-oeste e 60 km na direção norte-sul na sua parte mais larga. Na parte mais estreita, o istmo de Ierápetra, a distância entre as costas sul e norte é de apenas 12 km. O perímetro total da costa é . A costa é muito recortada.

A costa norte é banhada pelo mar de Creta , a sul pelo mar da Líbia , a oeste pelo mar Mirtoico e a leste pelo mar de Cárpatos. A ilha encontra-se a cerca de 160 km do ponto mais meridional da Grécia continental, ou seja, da costa sul do Peloponeso.

Orografia e hidrografia

Creta é uma ilha montanhosa, encontrando-se as serras mais elevadas ao longo de uma sucessão de altas cordilheiras que praticamente percorrem a ilha de leste a oeste e das quais se destacam, nesse sentido:

  • As Montanhas Brancas que se elevam até aos no monte Pachnes.
  • A cordilheira do monte Ida ou Psilorítis, cujo nome se deve à montanha mais alta (), e da qual também faz parte o monte Cédros ().
  • Montanhas Asterúsia, cujo ponto mais alto é o monte Kofinos (ou Kófinas; ).
  • Os montes Dícti, cuja montanha mais alta é Spathi ().
  • A cordilheira de , cuja montanha mais alta é Afentis ().

Estas montanhas originam grandes vales, como o de Amári, planaltos férteis como o de Lasíti, ou de Nída, cavernas como a Ideana (de Zeus) e Dicteia (de Psicro), onde segundo a lenda Zeus nasceu e foi criado, respetivamente, além de vários desfiladeiros ou gargantas, como a de Samariá, Imbros, (ou Asomatos), (ou Há), Platánia, a garganta do Morto, em Cato Zacro, , perto de Sitía, etc.

Os principais rios são o , o , o , o Almiro e o (Megalos Potamós). Há apenas dois lagos de água doce: o e o Agia, ambos na unidade regional de Chania. O Vulisméni, em Ágios Nikolaos era um lago de água doce, mas no último terço do foi artificialmente ligado ao mar.

Ilhas em volta

Ao largo das costas de Creta há numerosas ilhas, ilhéus e rochedos. Muitas delas são visitadas por turistas, algumas são visitadas apenas por arqueólogos e biólogos. Algumas são áreas protegidas. Entre elas encontram-se (de oeste para leste):

  • Imeri e Ágria Grambússa — Situadas no extremo noroeste, junto à laguna de Balos, no município de Císsamos, foram um reduto de piratas e de rebeldes.
  • Elafonisi — Situada no extremo sudoeste na unidade regional de Chania, ali ocorreu um massacre de várias centenas de pessoas, levado a cabo em 1824 por soldados otomanos, durante a Guerra de independência da Grécia. Outro desastre associado a ilha é o naufrágio do navio de passageiros Imperatrix, em 1907.
  • Gavdos — Situada 48 km ao largo de Chora Sfakion, é frequentemente apontada como o ponto mais meridional da Europa. Habitada desde o Neolítico, chegou a ter habitantes no período bizantino. É um das localizações possíveis da mítica Ogígia, onde Calipso teve Ulisses como prisioneiro.
  • Paximadia — São dois ilhéus situados ao largo de Agía Galíni onde, segundo uma versão da mitologia grega a deusa Leto deu à luz Apolo e Ártemis.
  • Dia — Também conhecida como ilha de Zeus ( é homónimo de Zeus em grego, situa-se ao largo de Heraclião. Tem diversos vestígios arqueológicos e segundo a lenda é um monstro petrificado por Zeus e é um dos locais onde o herói Teseu poderá ter deixado a sua amante Ariadne quando voltou para Atenas após ter matado o Minotauro.
  • Espinalonga — Situada ao largo de Elunda, ali existe uma grande fortaleza veneziana e onde funcionou a última leprosaria da Europa.
  • Chrissi — Situada ao largo de Ierápetra, é famosa pelas suas praias de areia branca e pequenas conchas, pelas águas límpidas azul-turquesa e pouco profundas e pelas abundantes rochas vulcânicas coloridas. Pela sua «rara combinação de ecossistemas, que é habitat de muitas espécies endémicas», e ao seu «elevado valor estético, classificado como de excecional beleza natural», a ilha integra uma área protegida com 700 hectares que faz parte da .
  • Pseíra — Situada no golfo de Mirabelo, tem importantes vestígios arqueológicos que remontam ao . Ali se situou uma importante cidade portuária durante o período minoico.
  • — Situadas ao largo de Siteía, no extremo nordeste de Creta, foram um local de culto de Dionísio. Juntamente com o palmeiral de constituem uma reserva natural.
  • — Conhecida como Leuce na Antiguidade, situa-se ao largo da extremidade sudeste de Creta. Tem vestígios arqueológicos importantes, que vão do período minoico até ao pós-bizantino. Na Antiguidade era conhecida pela exploração de esponjas e pela produção de uma tintura púrpura a partir do molusco Hexaplex trunculus.

Geografia humana e infraestruturas

Creta é a ilha mais populosa da Grécia — em 2011 tinha habitantes. Em meados da década de 2000, aproximadamente 42% da população vivia nas principais cidades, enquanto que 45% vivia em áreas rurais.

As principais cidades cretenses são (dados de 2011):

  • Heraclião, com habitantes no município e na área metropolitana
  • Chania, com habitantes na unidade municipal
  • Retimno, com habitantes (em 2001)
  • Ierápetra, com habitantes na unidade municipal
  • Ágios Nikolaos, com habitantes no centro urbano e na unidade municipal
  • Siteía, com habitantes no centro urbano e na unidade municipal

População

É de extrema importância ressaltar que os povoadores de Creta eram provindos ou da Europa Continental (da Península dos Balcãs, neste caso, da Grécia continental), da Península da Ásia Menor ou de ambas as regiões. O povoamento humano ocorreu durante a Pré-História, há várias dezenas de milhares de anos, quando a espécie homo sapiens (humanos modernos) se estabeleceu pela primeira vez na ilha.

Os habitantes mais antigos de que existem registos históricos eram os eteocretenses, cuja Civilização Minoica foi a primeira em território europeu, e que terá começado no A questão da origem dos eteocretenses e da sua língua ainda está em debate. Há linguistas e filólogos que filiam o povo e a língua eteocretense no ramo de línguas anatólicas indo-europeias, enquanto outros os filiam em outro ramo indo-europeu ou ainda em povos e em línguas pré-indo-europeias do Mar Mediterrâneo do Norte.

Em finais do , nos séculos XIII e , os gregos micênicos terão conquistado a ilha e introduzido a sua língua, que, depois de vários séculos, substituiu o eteocretense. Depois de alguns séculos, os cretenses passaram a identificar-se étnica e linguisticamente com os restantes gregos. O dialeto grego da Antiguidade falado pelos cretenses era mais aparentado com os dialetos dórios da península do Peloponeso (caso do espartano, o dialeto de Esparta).

Tradicionalmente, a população era quase toda formada por pescadores e marinheiros mas a atividade agrícola também era essencial para a vivência da população da ilha.

Transportes

A ilha dispõe de uma rede de estradas asfaltadas que chega praticamente a todas as localidades. No entanto, não há qualquer autoestrada na verdadeira aceção do termo, embora haja uma via rápida ao longo da costa norte, que liga Chania a Ágios Nikolaos.

Creta tem três aeroportos internacionais: um em Heraclião (Níkos Kazantzákis; IATA: HER; ICAO: LGIR), outro em Chania (Daskalogiannis; IATA; CHQ; ICAO: LGSA) e outro, mais pequeno, em Siteía (IATA: JSH; ICAO: LGST). O aeroporto de Heraclião é o segundo mais movimentado da Grécia a seguir ao de Atenas; em 2012 serviu passageiros, 83,3% deles de voos internacionais. No mesmo ano, o aeroporto de Chania serviu passageiros (78,3% internacionais) e o de Siteía (6,4% internacionais). Há muito que há planos para substituir o aeroporto de Heraclião por um novo, em Castéli, no local que atualmente é uma base aérea.

A ilha é bem servida por ferryboats, sobretudo do Pireu, o porto de Atenas, mas também de outras ilhas, por companhias como a Minoan Lines e a ANEK Lines, que operam principalmente nos portos de Heraclião, Suda e Retimno e, em menor escala, também em Císsamos, Ágios Nikolaos e Siteía.

Atualmente não há transportes ferroviários em Creta, embora nas décadas de 1920…

Texto obtido de Wikipedia - Creta sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

À procura de lugares relacionados com Crete?

Estes são outros destinos para encontrar lugares relacionados com Crete:

  • Mostrar mapa
  • Sexta-feira
    20°C14°C
    7km/h
    Sábado
    20°C14°C
    5km/h
    Domingo
    21°C16°C
    5km/h
    Segunda-feira
    23°C16°C
    4km/h
    Tempo Crete