Java

Java (em , e : Jawa) é a principal ilha da Indonésia, onde se situa a capital do país, Jacarta. Tem de área e em 2015 tinha habitantes (), que constituem 56,7% da população da Indonésia.

É a ilha mais populosa do mundo e uma das regiões mais densamente povoadas do planeta. No passado foi o centro de poderosos impérios hindus e budistas, sultanatos muçulmanos, a principal possessão das Índias Orientais Holandesas e o principal local onde se desenrolou a luta pela independência da Indonésia nas décadas de 1930 e 1940. Java tem um papel preponderante a vida política, cultural e económica da Indonésia.

A maior parte da ilha é de origem vulcânica. É a 13.ª maior ilha do mundo em área e a 5.ª maior da Indonésia. Uma cadeia de montanhas vulcânicas forma uma espinha na direção leste-oeste ao longo de praticamente toda a ilha. As três principais línguas de Java são o javanês, o sundanês e o madurês. A primeira é a mais falada, sendo a língua materna de 60 milhões de indonésios, a maior parte deles residentes em Java. Grande parte dos habitantes é bilingue, usando o indonésio como primeira ou segunda língua. Embora a esmagadora maioria da população seja muçulmana, Java tem uma mistura variada de crenças religiosas, etnias e culturas. Em termos administrativos, Java está dividida em quatro províncias (Banten, Java Ocidental, Java Central e Java Oriental) e duas regiões especiais (Jacarta e Jogjacarta).

Etimologia

A origem do nome Java não é clara. Uma possibilidade é que a ilha deva o nome à planta jáwa-wut (painço; Setaria italica), que supostamente seria comum na ilha. Antes da "indianização", a ilha teve vários nomes diferentes. Outra origem possível é a palavra jaú e as suas variantes, que significam "para além" ou "distante". Em , yava significa cevada, uma planta pela qual Java era famosa. Segundo outros autores, Java deriva do termo iawa do , que significa "casa".

A ilha é mencionada com o nome Yawadvipa no antigo épico hindu Ramáiana — Sugriva, o comandante do exército de Rama, enviou os seus homens a Yawadvipa para procurarem Sita. O nome em sânscrito da ilha é yāvaka dvīpa (dvīpa significa ilha). Java é mencionada no antigo texto do poeta , onde se relata que em Java havia um reino cuja capital se chamava Nagapuram. A grande ilha de Iabadiu ou Jabadiu é mencionada na Geografia de Ptolomeu, escrita em meados do Segundo o geógrafo greco-romano, Iabadiu, que significava "ilha da cevada", era rica em ouro e tinha uma cidade de prata chamada Argyra na sua extremidade ocidental. O nome parece ser derivado do nome hindu Java-dvipa (Yawadvipa).

Geografia

Java é uma ilha de forma alongada com cerca de de comprimento na direção leste-oeste e 90 a 150 km de largura na direção norte-sul. Tem e situa-se entre as ilhas de Sumatra (a noroeste) e Bali (a leste). A ilha de Bornéu fica a norte e a ilha Christmas a sul. A costa norte é banhada pelo mar de Java, a costa ocidental pelo estreito de Sonda, a costa sul pelo oceano Índico e a costa oriental pelos estreitos de Bali e de Madura. Faz parte do arquipélago das Grandes Ilhas da Sonda.

Praticamente toda a ilha é de origem vulcânica. O seu eixo central é percorrido por uma cadeia de montanhas com 38 picos principais, os quais foram ou ainda são vulcões ativos. A montanha mais alta é o monte Semeru ( de altitude) e o vulcão mais ativo é o Merapi (). Outras montanhas e planaltos contribuem para dividir o interior numa série de regiões relativamente isoladas que são das mais férteis do mundo para o cultivo de arroz. Outra produção agrícola importante é o café. A primeira plantação de café da Indonésia foi criada em 1699 em Java. Atualmente, o café é cultivado sobretudo no planalto de Ijen, na parte oriental da ilha.

O principal e mais longo rio é o Bengawan Solo, com 600 km de comprimento. Nasce na parte central da ilha, no vulcão Lawu, corre para norte e leste e desagua no mar de Java perto da cidade de Surabaya. Outros rios importantes são o Brantas, Citarum, e o Serayu.

Meio ambiente

O bioma predominante em Java é a floresta tropical pluvial, com ecossistemas que vão desde os mangais costeiros na costa norte às florestas húmidas de alta altitude das encostas vulcânicas do interior, passando pelas costas escarpadas da costa sul e pelas florestas tropicais das zonas baixas. As condições ambientais e clima mudam gradualmente de oeste para leste, desde as florestas húmidas e densas da parte ocidental até às savanas relativamente secas da parte oriental, conforme o clima e precipitação nessas regiões.

Originalmente, a ilha tinha uma grande biodiversidade, com numerosas espécies endémicas vegetais e animais, como o rinoceronte-de-java, o bantengue, o javali verrugoso javanês, , o pavão-verde, o gibão-prateado, o lutung-de-java, o , o cervo-de-timor (Rusa timorensis) e o leopardo-de-java. Com 450 espécies de aves, 37 delas endémicas, Java é um local de sonho para os observadores de aves. Há cerca de 130 espécies de peixes de água doce.

Desde tempos remotos que os habitantes locais têm limpado as florestas, alterado os ecossistemas e moldado a paisagem, nomeadamente criando socalcos para plantação de arroz e terraços para suportar a população crescente. Os socalcos de arroz existem há mais de um milénio e foram a base económica de antigos reinos agrícolas. A população crescente coloca uma grande pressão na vida selvagem de Java, com a diminuição das florestas, que estão confinadas a encostas altas e penínsulas isoladas. Algumas das espécies endémicas estão me risco de extinção crítico e algumas já se extinguiram, como o tigre-de-java e o .

Atualmente há vários parques nacionais para proteger o que resta da frágil vida selavagem, como o de Ujung Kulon, , Gunung Gede Pangrango, Baluran, Meru Betiri e Alas Purwo.

Divisões administrativas

Java e as ilhas pequenas mais próximas estão divididas em quatro províncias e duas regiões especiais.

Província Capital Área (km²) N.º de habitantes
(2014)
Densidade pop.
(hab./km²)
Banten

Serang

|

Java Ocidental

Bandung

|

Java Central

Semarang

|

Java Oriental

Surabaia

|

Jacarta (reg. esp.)

-

|

Jogjacarta (reg. esp.)

Jogjacarta

|

Além das divisões administrativas é comum dividir a ilha em quatro zonas culturais:

  • Java Ocidental, que inclui Banten, Java Ocidental e Jacarta.
  • Java Central, que inclui também a região especial de Jogjacarta
  • Java Ocidental, à exceção da ilha de Madura
  • Ilha de Madura

História

Foi nas margens do rio Solo que foram encontrados os primeiros restos fossilizados do chamado Homem de Java, um hominídeo da espécie Homo erectus, datados de há cerca de 1,7 milhões de anos.

A fertilidade excecional da ilha e a chuva abundante proporcionou o desenvolvimento do cultivo de arroz, uma tividade que requeria um nível sofisticado de cooperação entre aldeias. A partir das alianças de aldeias, desenvolveram-se pequenos reinos. As cadeias de montanhas vulcânicas e as terras altas associadas ao longo de toda a ilha manteve os diversos povos separados e relativamente isolados. Antes do advento dos estados islâmicos e do colonialismo europeu, os rios constituíam o principal meio de comunicação, apesar da maior parte dos rios javaneseses serem relativamente curtos. Só os rios Brantas e Solo permitiam comunicações a longa distância e foi nos seus vales que floresceram os centros dos principais reinos. Supõe-se que pelo menos desde meados do a ilha foi dotada de um sistema de estradas, pontes permanentes e pontos de portagem. As estradas erm por vezes destruídas, tanto pelas potências locais como pelas chuvas, que tornavam o uso das estradas muito dependentes de manutenção constante, o que por sua vez fazia com que as comunicações entre as populações da ilha fossem difíceis.

Período dos reinos hindus e budistas

Os reinos de e de Sunda de Java Ocidental surgiram no e , respetivamente, e o de Kalingga enviou embaixadas à China a partir de 640. Contudo, o principal reino foi o de Mataram, fundado em Java Central no início do A religião de Medang tinha como divindade central o deus hindu Xiva e o reino construiu alguns dos templos hindus mais antigos de Java no planalto de Dieng. No , a dinastia Sailendra surgiu na planície de Kedu e tornou-se a patrocinadora do budismo Maaiana. É à dinastia Sailendra que se devem alguns monumentos religiosos imponentes, como os templos do de Borobudur e Prambanan, em Java Central.

Cerca do , o centro do poder deslocou-se do centro da ilha para a parte oriental. Os reinos javaneses orientais de Kediri, e Majapait dependiam sobretudo da cultura de arroz, mas mantiveram comércio com o arquipélago indonésio, China e Índia. Majapait foi fundado por Raden Wijaya e no final do reinado de Hayam Wuruk reclamava-se soberano de todo o arquipélago indonésio, apesar de provavelmente o controlo efetivo se limitar a Java, Bali e Madura. O primeiro-ministro de Hayam Wuruk, Gajah Mada, liderou muitas das conquistas territoriais do rei. Enquanto que os reinos javaneses anteriores baseavam o seu poder na agricultura, Majapait tomou o controlo dos portos e rotas de navegação, tornando-se o primeiro império comercial de Java. Após a morte de Hayam Wuruk e da chegada do islão, Majapait entrou em declínio.

Difusão do islão e florescimento dos sultanatos islâmicos

O islão tornou-se a religião dominante em Java no fim do . Durante esse período, os reinos islâmicos de Demak, Cirebon e Banten surgiram e desenvolveram-se a partir do . No final do , o Sultanato de Mataram tornou-se a potência dominante nas regiões centrais e orientais de Java. Os reinos de e de Cirebon acabaram por ser subjugados por Mataram e quando os holandeses conquistaram a ilha só foram confrontados por dois estados: Mataram e Banten.

Período colonial

Os contactos de Java com as potências coloniais europeias iniciaram-se em 1522, com o Tratado de Sunda Kalapa, assinado entre o comandante português de Malaca e o o rei de Sunda. No entanto, as tentativas dos portugueses para se estabelecerem em Java fracassaram e a presença portuguesa na Indonésia foi confinada às ilhas orientais. …

Texto obtido de Wikipedia - Java sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021
Não temos resultados para Java
Sugerimos que você expanda sua seleção:

À procura de lugares relacionados com Java?

  • Quinta-feira
    32°C24°C
    16km/h
    Sexta-feira
    30°C23°C
    12km/h
    Sábado
    32°C24°C
    12km/h
    Domingo
    29°C24°C
    15km/h
    Tempo Java