IrãIrã

(Persian: ايران, transcr.: Iran, ), oficialmente República Islâmica do Irã/Irão e anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental. Tem fronteiras a norte com Arménia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia. Composto por uma área de quilômetros quadrados, é a segunda maior nação do Oriente Médio e a 18ª maior do mundo. Com mais de 77 milhões de habitantes, o Irã é o 17º país mais populoso do mundo.

O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios que se iriam seguir em , após a nação se tornar no principal poder cultural e político dominante na região. O Irã atingiu o auge de seu poder durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, o Grande em e que, na sua maior extensão, compunha grandes porções do mundo antigo, que se estendiam do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedônia, na fronteira nordeste da Grécia, tornando-se num dos maiores impérios que o mundo já vira. Os aquemênidas entraram em colapso em após as conquistas de Alexandre, o Grande, mas o país alcançou uma nova era de prosperidade após o estabelecimento do Império Sassânida em , sob o qual o Irã se tornou uma das principais potências da Europa Oriental e da Ásia Central nos quatro séculos seguintes.

Em 633, árabes muçulmanos invadiram o Irã e conquistaram-no por volta 651 O Irã depois desempenhou um papel vital durante a subsequente Idade de Ouro Islâmica, produzindo diversos cientistas, acadêmicos, artistas e pensadores influentes. O surgimento em 1501 do Império Safávida promoveu o xiismo duodecimano islâmico como a religião oficial e marcou um dos divisores de águas mais importantes da história iraniana e muçulmana. A Revolução Constitucional Persa de 1906 estabeleceu o primeiro parlamento da nação, que operava dentro sistema político de monarquia constitucional. Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irã tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979.

Um país geograficamente diverso, mas principalmente montanhoso, o Irã sempre teve uma importância geopolítica significativa devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. Teerão é a sua capital e a maior cidade, servindo como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. O Irã é uma potência média e regional e exerce uma grande influência na segurança energética internacional e na economia mundial através das suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que incluem a maior oferta de gás natural no mundo e a quarta maior reserva comprovada de petróleo. O Irã é um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas (ONU), do Movimento Não Alinhado, da Organização da Conferência Islâmica (OCI) e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Seu sistema político único, baseado na constituição de 1979, combina elementos de uma democracia parlamentar com os de uma teocracia religiosa dirigida por clérigos nacionais, na qual a mais alta autoridade governamental é o Líder Supremo. Apesar de ser uma nação multicultural que inclui vários grupos étnicos e linguísticos, o islamismo xiita e o persa são os únicos classificados como a religião e o idioma oficiais do país, respectivamente.

Etimologia

O nome (Persian: ایران) do persa moderno deriva do termo proto-iraniano "Ariana" (Aryānā), que significa "terra dos arianos", palavra registada pela primeira vez no Avestá da tradição do zoroastrismo. O termo "Erã" (Ērān) foi encontrado em referência ao Irã, numa inscrição persa do e numa inscrição parta onde o termo "árias" (aryān) é usado em referência aos iranianos.

Historicamente o Irã tem sido referido como Pérsia, ou algum outro termo similar (La Perse, Persien, Perzië, etc), pelo mundo ocidental, principalmente devido aos escritos de historiadores gregos que chamavam o Irã de Pérsis (Περσίς), ou "terra dos persas". Em 1935, o Xá Reza Pálavi pediu que a comunidade internacional se referisse ao país como Irão/Irã. A oposição à mudança de nome levou à reversão da decisão e, em 1959, ambos os nomes eram usados ​​indistintamente. Atualmente, os termos Pérsia e Irão/Irã são usados ​​alternadamente em contextos culturais; no entanto, este último é o nome mais usado oficialmente em contextos políticos.O uso histórico e cultural mais amplo do termo

Irão/Irã não está restrito ao Estado moderno homônimo. Irānshahr ou Irānzamīn (mundo iraniano) são termos que correspondem a territórios de zonas culturais ou linguísticas iranianas. Além do território do Irã moderno, a nação também incluía partes do Cáucaso, da Mesopotâmia, do subcontinente indiano e da Ásia Central.

História

Pré-história

Os primeiros artefatos arqueológicos atestados no Irã, como aqueles escavados em Kashafrud e Ganj Par no norte do Irã, confirmam a presença humana no Irã desde o Paleolítico Inferior. Artefatos neandertais do Paleolítico Médio foram encontrados principalmente na região de Zagros, em locais como Warwasi e Yafteh. Do décimo ao ao sétimo milênio a.C., as primeiras comunidades agrícola começaram a florescer em e ao redor da região de Zagros no oeste do Irã, incluindo Chogha Golan, Chogha Bonut e Chogha Mish.

A ocupação de aldeias agrupadas na área de Susã, conforme determinado por datação por radiocarbono, varia de 4395-3955 a.C. a 3680-3490 a.C.. Existem dezenas de sítios pré-históricos em todo o planalto iraniano, apontando para a existência de culturas antigas e assentamentos urbanos no quarto milênio a.C.. Durante a Idade do Bronze, o território do atual Irã foi o lar de várias civilizações, incluindo Elão, Jiroft e Zayanderud. Elão, a mais proeminente dessas civilizações, desenvolveu-se no sudoeste ao lado das da Mesopotâmia e continuou sua existência até o surgimento dos impérios iranianos. O advento da escrita em Elão foi paralelo à Suméria e a escrita cuneiforme elamita foi desenvolvida ao longo do terceiro milênio a.C..

Do século XXXIV ao século XX a.C., o noroeste do território iraniano fez parte da cultura Kura-Araxes, que se estendeu até o Cáucaso e a Anatólia. Desde o primeiro segundo milênio a.C., os assírios se estabeleceram em áreas do oeste do Irã e incorporaram a região a seus territórios.

Antiguidade

No segundo milênio a.C., os antigos povos iranianos chegaram ao que hoje é o Irã vindos das estepes da Eurásia, rivalizando com os colonos nativos da região. À medida que os iranianos se dispersaram na área mais ampla do Grande Irã e além, as fronteiras do território iraniano atual foram dominadas pelas tribos dos medos, persas e partas.

Do final do século X a.C. ao final do século VII a.C., os povos iranianos, juntamente com os reinos "pré-iranianos", caíram sob o domínio do Império Assírio, baseado no norte da Mesopotâmia. Sob o rei Ciaxares, os medos e persas fizeram uma aliança com o governante babilônico Nabopolassar, bem como com os citas e cimérios iranianos, e juntos atacaram o Império Assírio. A guerra civil devastou o Império Assírio entre 616 e 605 a.C., libertando assim seus respectivos povos de três séculos de domínio assírio. Isso também marcou o fim do reino de Urartu, que foi posteriormente conquistado e dissolvido.

Em 550 a.C., Ciro, o Grande, filho de Mandane e Cambises I, assumiu o Império Medo e fundou o Império Aquemênida unificando outras cidades-Estado. Em sua maior extensão, o Império Aquemênida incluía territórios dos atuais Irã, Azerbaijão (Arrã e Shirvan), Armênia, Geórgia, Turquia (Anatólia), grande parte das regiões costeiras do Mar Negro, nordeste da Grécia e sul da Bulgária (Trácia), norte da Grécia e norte da Macedônia (Peônia e Macedônia), Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Israel e os territórios palestinos, todos os centros populacionais significativos do Antigo Egito, extremo oeste da Líbia, Kuwait, norte da Arábia Saudita, partes de Emirados Árabes Unidos e Omã, Paquistão, Afeganistão e grande parte da Ásia Central, tornando-o o maior império que o mundo já viu.

Estima-se que em 480 a.C., 50 milhões de pessoas viviam no Império Aquemênida. O império em seu auge governou mais de 44% da população mundial, o número mais alto desse tipo do que qualquer outro império na história.

O Império Aquemênida é conhecido pela libertação dos exilados judeus na Babilônia, construindo infraestruturas como a Estrada Real Persa e o Chapar Khaneh (serviço postal), e o uso de uma língua oficial, o aramaico imperial, em todos os seus territórios.

O conflito nas fronteiras ocidentais começou com a Revolta Jônica, que irrompeu nas Guerras Greco-Persas e continuou durante a primeira metade do século V a.C., e terminou com a retirada dos aquemênidas de todos os territórios dos Bálcãs e da Europa Oriental propriamente dita.

Em 334 a.C., Alexandre, o Grande invadiu o Império Aquemênida, derrotando o último imperador aquemênida, Dario III, na Batalha de Issus. Após a morte prematura de Alexandre, o Irã ficou sob o controle do helenístico Império Selêucida. Em meados do século II a.C., o Império Parta cresceu e a arquirrivalidade geopolítica de um século entre os romanos e os partas começou, culminando nas Guerras Romano-Partas. O Império Parta continuou como uma monarquia feudal por quase cinco séculos, até 224 a.C., quando foi sucedido pelo Império Sassânida. Junto com seu arquirrival vizinho, os romano-bizantinos, eles constituíram as duas potências dominantes do mundo na época por mais de quatro séculos.

Os sassânidas estabeleceram um império dentro das fronteiras alcançadas pelos aquemênidas, com capital em Ctesifonte. A Antiguidade Tardia é considerada um dos períodos mais influentes do Irã, pois sob os sassânidas sua influência alcanço…

Texto obtido de Wikipedia - Irã sob licença CC-BY-SA-3.0 el 30 Julho 2021

Hotéis Irã

À procura de lugares relacionados com Irã?

  • Mostrar mapa
  • Sexta-feira
    24°C17°C
    17km/h
    Sábado
    23°C17°C
    16km/h
    Domingo
    24°C18°C
    15km/h
    Segunda-feira
    27°C20°C
    17km/h
    Tempo Irã